Como aumentar as vendas pelo Instagram


Sua loja está no ar, você já está comercializando seus produtos, mas os números emperraram? Vem com a gente para ver várias dicas para aumentar as vendas pelo Instagram!

A própria rede ajuda você com uma série de boas práticas, como:

  • Marque mais de um produto em cada post para aumentar o envolvimento (só não exagere!).

  • Use e abuse dos formatos! Diversificar entre imagens, carrosséis e stories aumenta a conexão das pessoas com a sua loja.

  • Divulgue! Use as Compras no Instagram para anunciar lançamentos ou vendas de produtos.

  • Coloque o produto no centro das atenções.

Torne seu feed convidativo

Ninguém gosta de ver um perfil que só sabe vender o tempo todo. A cultura da sua marca também deve estar presente. Obedeça a regra 80/20: 80% do seu conteúdo deve ser informativo, atrativo e agregador. Deixe os 20% para expor produtos, vendas, promoções etc.

Poste fotos sobre assuntos relacionados ao seu negócio, como lifestyle, curiosidades, fun facts, paisagens... Conteúdos que mostrem a personalidade da sua marca, mas não seja de venda direta.

O objetivo aqui é que os seguidores achem seu perfil atraente e confiável, além de esteticamente agradável (não podemos esquecer que essa rede é focada em imagens!).

Faça promoções exclusivas

Os seus seguidores, principalmente os que já têm algum tipo de relacionamento com o seu perfil ou já compraram da sua marca, merecem se sentir importantes!

Que tal fazer uma super promoção exclusiva? Você pode fazer uma lista de “melhores amigos” nos stories e postar somente para eles, por exemplo.

Lançar um produto primeiro para seus seguidores também é uma boa estratégia.

Adicione fotos chamativas, com textos diretos e estimule a conversa. Que tal uma enquete ou perguntas nos stories para saber sobre qual produto eles mais gostam ou gostariam de ter?

Aumente o engajamento

Existem diversas maneiras para aumentar seus números de curtidas, comentários e compartilhamentos, mas não existe regra.

O importante é fazer testes e ver a resposta do seu público! Que tal começar com algumas (ou todas!) dessas ideias?

  • Escolha um dia da semana para fazer reposts. Conteúdos dos próprios usuários têm uma ótima distribuição nessa rede.

  • Invista em vídeos, que também tendem a ter maior engajamento.

  • Se atente aos horários das postagens! Você pode ver os melhores dias e horários para os seus seguidores no seu perfil (vá em “Configurações”, e depois em “Obter Informações”).

  • Adicione a geolocalização nos seus posts. Ele informa aos seus clientes onde eles podem encontrar seus produtos, experimentá-los e comprá-los, além de gerar mais engajamento.

Frequência é tudo!

A frequência é elemento fundamental dentro da estratégia de redes sociais e ajuda a ampliar o interesse pela marca.

Mas não existe fórmula mágica! A frequência das suas postagens vai depender da jornada de compra dos seus clientes e, por isso, no início é necessário fazer alguns testes.

Tenha organizado um planejamento de posts bem estruturado, com uma agenda de postagens e um calendário editorial. Faça adaptações e mudanças sempre que necessário, acompanhando as métricas da própria plataforma. Mudanças serão recorrentes e necessárias, já que o app está em constante atualização.

Com um bom planejamento e organização, suas vendas têm tudo para aumentar! Se quiser saber mais, acesse nossos posts sobre como vender no Instagram e como criar uma loja no Instagram e não deixe de assinar a nossa newsletter!