Como criar uma loja no Instagram


Preparamos esse passo a passo para você conseguir criar sua loja no Instagram! Dessa forma, você vai ter acesso a vários recursos, como desenvolver posts com preços nos produtos, inserir links diretos para seu site, e disponibilizar informações na bio... tudo de graça!

Agora você não tem mais desculpa pra montar sua loja! Veja como em alguns passos você já consegue ter a sua funcionando.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como criar um Instagram de vendas, acesse o artigo que escrevemos sobre o assunto.

Como criar o perfil comercial

Primeiro você precisa ter um perfil comercial vinculado à uma Fanpage no Facebook, bem como um catálogo de produtos (que pode ser nessa própria rede ou um e-commerce).

Se você não tem um catálogo ou e-commerce, vai precisar abrir uma conta no Gerenciador de Negócios para criar – esse passo é obrigatório, veja como clicando aqui!

Feito isso, suas ofertas, preços e links poderão compor as postagens, fazendo uma vitrine virtual.

Para ter uma conta comercial no Instagram, faça assim:

  • Vá em Configurações

  • Clique em “Conta”

  • Depois em “Mudar para conta profissional”

  • Opte entre “Criador de conteúdo” ou “Empresa”

  • Escolha uma categoria para descrever seu negócio e as opções de exibição do perfil (se seu perfil estiver no modo privado, mude para o modo público).

Para vincular seu perfil à sua Fanpage do Facebook, vá em “Opções”, “Contas vinculadas” e selecione “Facebook”.

Pronto! Já está com a sua loja criada!

Como criar o catálogo de produtos

Para divulgar produtos no Instagram, vá ao Facebook, acesse a sua Fanpage e clique em “Criar Catálogo”. Escolha uma categoria de produto que deseja vender. Depois, selecione “Carregar informações de produto”, escolha um nome para o seu catálogo e clique em “Criar”.

Existem dois tipos de catálogo no Facebook, escolha um deles:

  • anúncios dinâmicos – para alcançar pessoas com interesses em comum;

  • anúncios para gerar tráfego – para aumentar as visitas no site da marca.

Depois, clique em “Adicionar produtos”, suba as fotos e inclua as informações do produto: nome, descrição, site e preço.

Aguarde a aprovação e crie sua loja no Instagram depois desses passos! A central de ajuda do Facebook para Empresas pode tirar mais dúvidas, se precisar.

Agora, se você já trabalha com e-commerce, não é necessário criar o catálogo no Facebook. Você pode:

  • integrar o Gerenciador de Negócios à sua plataforma de comércio eletrônico;

  • habilitar a opção de plugins de redes sociais na sua loja virtual e direcionar os posts da loja do Instagram direto para a sua plataforma de e-commerce.

Para isso, você só precisa selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos no Instagram.

Habilite o modo compras do Instagram

Quando você tiver passado pelas etapas acima, você precisa habilitar o modo compras na sua conta do Instagram.

Faça assim: vá nas “Configurações” do seu perfil comercial, clique em “Empresa” e depois em “Compras no Instagram”.

Depois desses passos sua conta será enviada para análise, o que pode demorar alguns dias. Assim que aprovado é só começar a marcar seus produtos nos posts (no feed ou stories)!

Agora é só começar a aumentar as vendas pelo Instagram! E não perca nossa newsletter para ficar por dentro do que você precisa para o seu negócio digital alavancar!