Como vender no Instagram?


Vender no Instagram não precisa ser um bicho de sete cabeças e sua marca pode se beneficiar muito com a plataforma!  

Com mais de 1 bilhão de contas ativas todos os meses no mundo e 90% das pessoas seguindo perfis comerciais, o Instagram é um poderoso recurso para todas as marcas obterem resultados concretos. As empresas conseguem ver uma diferença significativa, sejam elas pequenos negócios ou marcas já consolidadas no mercado. 

Por conta do Coronavírus, avendas online cresceram 145% durante o primeiro semestre de 2020, já que o comércio ficou fechado durante alguns meses. Esse aumento mostra como existe um espaço enorme para ser preenchido por quem nem tinha essa opção na cabeça! 

Mas será que você conhece todos os recursos da plataforma para fazer sua marca bombar nessa rede? 

Primeiros passos 

Primeiro de tudo, é importante que seu perfil seja comercial. Essa funcionalidade vai permitir que você possa: 

  • Analisar as métricas dos posts (alcance, impressão, interações e visitas ao perfil); 
  • Acessar os dados sobre o público seguidor (localização, gênero, idade, faixa etária e dias e horários mais acessados por eles); 
  • Patrocinar posts.  

Além disso, deixe bio do perfil clara e direta, já que é aí que os seguidores irão encontrar as informações úteis do seu negócio. Para vender no Instagram é essencial que esse campo tenha: 

  • Endereço do site (se não tiver um site, pode colocar o link para o WhatsApp, por exemplo!) 
  • Localização 
  • Telefone 
  • Horário de funcionamento 

Use e abuse da função “Loja”! 

Essa função permite o cadastramento de produtos na plataforma, permitindo que os seguidores comprem diretamente pelo app!  

Para criar uma loja, além de ter uma conta comercial, é preciso ter uma página do negócio no Facebook.  

Tendo essas duas coisas, basta vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios e fazer a marcação dos produtos nos posts.  

Explore todos os recursos e saiba todos os detalhes com o próprio Facebook. Além das explicações, você consegue entrar em contato com eles para tirar dúvidas e ter um atendimento personalizado. 

Quer saber o passo a passo para abrir sua loja? A gente explica tudinho aqui! 

Para o conteúdo... 

Evite fotos genéricas ou de banco de imagens sem ediçãoe opte por ângulos que valorizem sua ideia ou oferta.  

Além disso, descreva o produto/serviço na legenda de forma a não deixar dúvida aos seguidores (coloque também o preço na descrição, evitando aquele “mande uma DM para saber quanto custa”) 

O uso de hashtags também é essencial; tenha uma # personalizada para a sua marca e pesquise outras que se relacionem com o nicho do seu negócio. Procure também parcerias com outras marcas e influenciadores, para alavancar ainda mais seu engajamento e autoridade! 

Não perca as funcionalidades! 

O Instagram possui diversas funcionalidades legais que podem ajudar nas vendas: 

  • Abuse dos stories (faça pesquisas, perguntas, enquetes, lives), dos vídeos, do IGTV, e agora, mais recentemente, do Reels. 
  • Interaja com os seus seguidores, responda os comentários e as DMs e não deixe de pensar em promoções e ofertas especiais para eles! O objetivo é criar um relacionamento duradouro e de confiança. 

Sem segredo: com um conteúdo atraente, frequência de postagens e fotos e vídeos de boa qualidade, seu negócio tem tudo para dar certo nessa rede! Que tal começar agora? 

Lembre-se de assinar nossa newsletter! Assim você não perde nenhuma informação importante para deixar sua loja virtual bombando!