Por que eu devo entender de Inbound marketing?


A resposta dessa questão é simples: atrair e reter clientes é o objetivo de qualquer negócio, certo?  E o Inbound Marketing é o melhor caminho para alcançar essas metas. 

Em resumo, essa metodologia se constitui de um conjunto de técnicas que utiliza a criação e o compartilhamento de materiais específicos para alcançar e engajar um determinado público a partir de seus interesses na internet. 

Nesse contextopalavra mágica é conteúdoEssa é a peça-chave para que sua estratégia esteja sempre a todo vapor! 

Ok, entendi, mas como eu começo? 

A adoção da metodologia Inbound Marketing exige o completo alinhamento entre os objetivos da sua marca e comunicação, além de clareza sobre seu público-alvo (que pode ser mais de um) 

O seu conteúdo deve ir de encontro a esses objetivos e públicos, e você precisará organizar quando, como e onde você colocará esse conteúdo.  

A partir do momento que um cliente em potencial entra em contato com a sua marca por meio de uma peçaa ideia é reter sua atenção até que a pessoa compre seu produto e vire um cliente fiel. Para cada um desses passos, existeformatos e um tipo de conteúdo específico, fazendo com que esse caminho seja percorrido pelo cliente com encantamento. 

Quais são as vantagens? 

Ao utilizar a metodologia Inbound Marketing, você atrai as pessoas que procuram e gostariam de ter contato com o seu conteúdo, fazendo sua comunicação assertiva e chegando ao público que você quer atingir. Outros pontos importantes são: 

  • Você fala com o público certo e é encontrado por ele; 
  • Você estabelece um relacionamento com os seus seguidores, com canais sempre abertos para eles; 
  • Aumento de engajamento, já que fala o que é de interesse do público; 
  • Mensuração dos resultados, para que adapte e veja as respostas das suas ações; 
  • Tira maior proveito dos seus gastos, já que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) abaixa consideravelmente usando a metodologia (ainda mais usando softwares de automação de marketing); 
  • Consegue aproveitar um mesmo conteúdo em diversos formatos, otimizando seu planejamento de comunicação. 

Quais recursos você pode usar 

Inbound  Marketing tem como principais ações: atrair o tráfego de visitantes; converter visitantes em leads; transformar leads em clientes; encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca. O processo tem como base esse gráfico, no qual mostra quais os tipos de conteúdo você pode explorar em cada fase: 

O que é Inbound Marketing? Tudo o que você precisa saber!

Ter um site ativo e atualizado, textos em blog, presença nas redes sociais e ferramentas de mensuração são essenciais para colocar essa metodologia em prática

Quer saber mais e entender como a Tools pode te ajudar? Assine a nossa newsletter, veja nossos outros posts do blog e fique por dentro das novidades!