Dicas para desenvolver Inbound Marketing para restaurantes


Você tem um restaurante, quer aumentar a clientela e as vendas vê a internet como o melhor caminho para atingir esses objetivosRecomendamos então que desenvolva uma estratégia de Inbound Marketing para restaurantes! 

Expectativa e planejamento 

O primeiro passo para obter sucesso nessa frente é ter clareza sobre os objetivos dessa frente de negócio. No infográfico Como criar um canal de vendas na internetorientamos de forma prática como estabelecer essas metas. 

Também é importante definir seu público-alvo e as ferramentas disponíveis para alcançá-lo. 

Construa e eles virão 

Inbound Marketing é basicamente atrair visitantes, convertê-los em leads (ou seja, obter uma via de contato direto como telefone, e-mail, ou que a pessoa siga seu estabelecimento numa rede social), transformar esse pessoal em clientes e encantá-los para que se tornem promotores da sua marca. Todas essas ações falam diretamente com o setor de gastronomia, certo?  

Um bom caminho para que essa corrente  certo é ter um site. Aliada a uma boa estratégia de otimização para buscadores (SEO) e um investimento em termos de busca no GoogleAds é possível alcançar o potencial cliente no momento certo da fome. 

É importante também dispor as informações de forma clara e de fácil acesso ao visitante. Coloque também seu cardápio e todas as informações de contato. Tem delivery? Inclua um botão para que o cliente possa pedir diretamente pelo site ou ser direcionado para o canal de entregas. 

A palavra-chave é: facilidade! 

Será que eu preciso de um blog também? 

A resposta é: depende. Ter um blog é ótimo para você conseguir explorar mais os assuntos relacionados ao seu negócio, conseguir escrever com mais detalhes e atrair ainda mais visitantes para o seu restaurante. 

Essa também é uma poderosa ferramenta para atrair leads e potenciais clientes. Você pode oferecer cupons de desconto, por exemplo, e, com isso, ir juntando informações preciosas de quem tem interesse no seu restaurante. 

Mas isso requer trabalho. 

Gerir um blog é estar ciente que não basta escrever um texto longo sobre qualquer assunto. Requer planejamento de conteúdo, postagens frequentes, estudo de personas, de palavras-chave e identificação dos temas de interesse dos seus usuários. 

Tenha certeza quer você irá dispor do tempo necessário para conseguir manter seu blog sempre atualizado e relevante. 

Não esqueça das redes sociais! 

Inbound Marketing requer um total alinhamento entre os objetivos da sua marca (nesse caso, atrair e reter clientes para o seu restaurante) toda a sua comunicaçãofacilitando seu público a encontrar e reconhecer você, seja qual canal ele veja primeiro.  

Sabemos que as redes sociais são tão importantes quanto ter um site relevante. Mas você não precisa estar em todas elas. Esteja onde seus clientes estão!  

Mantenha as redes escolhidas sempre atualizadas e lembre-se: redes sociais são relacionamento. Responda todos os comentários e mensagens, faça promoções exclusivas, poste sobre “atrás das câmeras”, aguce a vontade dos seguidores com fotos bonitas e chamativas! 

Veja aqui como vender no Instagram!

Por fim, analise seus resultados 

De nada adianta fazer tudo citado acima e não conferir o que deu certo e o que pode melhorar, e onde você pode adaptar sua estratégia. Isso só é possível olhando e monitorando os resultados dos seus esforços.  

Faça testes, cheque seus números de engajamento, confira resultados de possíveis anúncios, calcule seu ROI e adapte e conserte tudo que puder. 

Estratégias no meio digital estão em constante mudança e atualização. É muito importante estar sempre na crista da onda! Boas vendas! 

Quer saber mais e entender como a Tools pode te ajudar? Assine a nossa newsletter, veja nossos outros posts do blog e fique por dentro das novidades!